Vídeo Aristóteles

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vídeo Aristóteles

Mensagem por Lewis K. em Dom 26 Set 2010, 11:24




Vídeo retirado da TV Cultura.
avatar
Lewis K.

Feminino Mensagens : 332
Idade : 21

Ver perfil do usuário http://portalhf.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vídeo Aristóteles

Mensagem por Lewis K. em Sex 18 Fev 2011, 12:44

Aristóteles (367/322 a.C.) nasceu em Estagira na Macedônia, e morreu aos 62 anos, era filho de Nicômaco, médico e amigo, do Rei Amintas da Macedônia, e se beneficiou dessa amizade sendo mais tarde tutor do neto de Amintas, filho de Filipe, Alexandre Magno.
Com 18 anos Aristóteles mudou-se para Atenas, para estudar na academia de Platão, sendo depois, professor de retórica até a morte de seu mestre.
Em 365 a.C., Alexandre Magno subiu ao trono e Aristóteles voltou a Atenas para fundar sua própria academia, o Liceu, também chamada de Escola Peripatética ou Peripatos, que significava os jardins da escola onde Aristóteles lecionava a seus alunos.
A Academia de Platão estimulava o ensino da Matemática, já o Liceu de Aristóteles focava as ciências naturais, contendo ainda um museu de fauna e flora das terras conquistadas por Alexandre, e também possuía uma das maiores bibliotecas do seu tempo.
Aristóteles foi um grande sistematizador, ele classificava e ordenava vários conhecimentos, como física, biologia, zoologia, História natural, poética, psicologia, a Ética, a teoria política, a Estética, e a metafísica entre outras.
Ele escreveu 120 obras, sendo que 40 ficaram e 7 tiveram destaque. A metafísica, que foram princípios básicos de sua doutrina filosófica; a Ética a Nicômaco, sua concepção de moralidade e a virtude da moderação; o Órganon, do grego “Instrumentos sobre a lógica”, dividido em 6 volumes; a física abordando a explicação dos acontecimentos dos fenômenos; a poética que era baseada em fundamentos da estética; a retórica, que segundo ele era a outra face da dialética, e por fim a política, uma organização social para a felicidade, uma vida de prazeres mais uma vida de honra, mais uma vida de filosofia.
Aristóteles criticava a teoria das idéias, ele não acreditava num mundo de idéias em parte, nem que o que se via no mundo real fosse uma cópia perfeita do mundo das idéias, “A idéia das coisas está dentro das coisas” dizia ele, isto é, a idéia estava nas próprias características das coisas. Ao contrário de Platão, ele achava que “cavalo” era só um conceito dado pelo homem depois de muita observação. Para ele os cinco sentidos eram muito importantes, para o raciocínio e a generalização, tendo a facilidade de comunicar seus estudos.
Um exemplo seria, que se uma pessoa diz “Essa parede é branca”, ela já descreve duas habilidades, uma da percepção visual, outra da percepção mental. Dizendo “parede” você descreve que já viu muitas outras paredes, e que essa é só mais uma delas, e “branca”, descreve que há muitas outras cores, e que a parede é branca e não azul.
Aristóteles com se espírito de bibliotecário da natureza, constatou que todos os seres no mundo tem semelhanças entre si, que a natureza apresenta padrões, e que há uma hierarquia dos seres, ele descobriu que tudo que existe se classifica em vivo (animado) e não vivo (inanimado).
Os vivos se dividem em animais e vegetais, os animais por sua vez em racionais e irracionais. Graças a essa sua concepção pode-se entender a essência dos seres, ou seja, descobrir que não muda nunca, como racionalidade, e o que é acidental, ou seja, pode mudar, e não afeta a essência.
Esta base aristotélica do conhecimento serve até hoje nas ciências naturais como produção de conhecimento. Aristóteles acreditava que todas as coisas na natureza têm a possibilidade de concretizar alguma forma, que a substância da forma se esforça para tornar o seu potencial em real. Um exemplo é o ovo da galinha, que tem o potencial de se tornar uma galinha, e não em um ganso, não é coerente ao ovo de galinha se tornar um ganso. Assim na metafísica de Aristóteles, ele propunha que tudo é movido por uma força que efetiva a potencialidade dos seres, tudo é movido pelo motor primeiro, que é imóvel.
avatar
Lewis K.

Feminino Mensagens : 332
Idade : 21

Ver perfil do usuário http://portalhf.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum