O Conceito de Poder

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Conceito de Poder

Mensagem por Lewis K. em Sab 02 Out 2010, 15:16

Vários pensadores filósofos e sociólogos já conceituaram o Poder, de uma forma diferente e, a seu pensar, correto.
Dois deles se opunham, Michel Foucault e Max Weber conceituaram o poder de uma forma oposta. Para Foucalt o Poder é exercido em rede, é uma união que resulta em uma maior autoridade, se uma peça falta, há a decaída, para ele o Poder não é centralizado em uma só entidade, e existe não só em altas classes, como Presidência, Reinado e Principado, mas também em classes menores como uma hierarquia existente em uma empresa ou fábrica. Já Max Weber conceituava o Poder como sendo uma ordem a ser obedecida por um grupo específico, ou seja, um grupo deveria seguir a doutrina empregada pelo governante. Essa concepção de Weber de uma sociedade-sujeito.
O pensamento Marxista tinha a visão do poder como sendo a capacidade de um povo a realizar seus objetivos, isto é, se houvesse a união pelo mesmo objetivo, o Poder era controlado pelo povo.
Hannah Arendt dizia que o Poder era o oposto da violência, sendo assim, tendo a autoridade, a violência não existe, mas quando há a perca desta por discordâncias sociais, a violência atua como um aviso de falta de Poder.
Nicolau Maquiavel conceituava que o Poder deveria ser mantido pelo monarca através de estratégias que trouxessem o melhor convívio da sociedade. Essas estratégias poderiam até ser ilícitas, mas se mantinha o monarca o poder e fossem para melhoria, seriam utilizadas. A concepção Hobesiana de Poder centralizava o Estado como maior autoridade. Para ele o Estado tinha o maior Poder por ser união de vários homens de autoridade em um acordo ético e moral.
Lasswell foi outro a falar de Poder, ele dizia que para ter Poder era preciso fazer parte da tomada de decisões de um certo assunto, esse conceito foi muito criticado por ser voluntarista em relação da tomada de decisões.
Talcot Parsons definiu o Poder como a capacidade de exercer funções tirando proveito da forma do sistema social considerando seu conjunto, ou seja, para ter Poder você tem que ter a capacidade de comandar, baseando-se no formato social do governo.
Além dessas concepções há muitas outras explicações para essa problemática que é o Poder.
avatar
Lewis K.

Feminino Mensagens : 332
Idade : 23

Ver perfil do usuário http://portalhf.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum