A Sociedade Pré-Colombiana

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Sociedade Pré-Colombiana

Mensagem por Lewis K. em Sab 30 Out 2010, 19:03

A Sociedade Pré-Colombiana
-INCAS-


Na Sociedade Pré-Colombiana, o Inca era o Soberano Supremo, dito como uma divindade, tendo que ao aproximar-se, humilhar-se aquele que até mesmo possua altos cargos, nada muda se não for a vontade do Inca, e o direito de vida de seus súditos é de seu total poder.
Para explicar este poder absoluto do Inca, e difundi-lo entre os povos, foram escolhidos por ele mesmo, Historiadores que relatavam este mito dividindo-o em duas categorias; o da nobreza, e a do povo, que era cuidadosamente escrita visando ocultar partes que demonstrassem faltas com respeito e poder ao Soberano.
A História do Inca então, começa a ser criada por especialistas que descreviam a vontade deste, como sendo a vontade de um Deus, buscando diviniza-lo.
A hierarquia abaixo do Inca era complexa, e chegava a constituir uma casta, onde os integrantes desta casta recebiam educação visada para a administração.
Analisando melhor essa hierarquia, vinda após o Inca, vê-se os chamados llacta runa que tinham muitos deveres e obrigações e pouco direitos, e mais abaixo, vinham os yanaconas, vencidos por tropas do Inca e condenados a servidão e a escravidão que se estendia em suas descendências. Tidos como propriedades de determinadas pessoas, os yanaconas não faziam parte dos quadros sociais, porém, tempos depois alguns deixaram essa condição para fazerem parte das famílias em que serviam, ganhando méritos e altos cargos com isso. No entanto, eles não faziam parte do censo por serem considerados menos humanos, mas pode-se afirmar que tiveram um destino bem melhor que os escravos do Império Espanhol e Português.

avatar
Lewis K.

Feminino Mensagens : 332
Idade : 21

Ver perfil do usuário http://portalhf.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum